terça-feira, 29 de março de 2016

Chaneques



Os Chaneques são divindades menores, descritas na mitologia mexicana primitiva. No Piaganismo, a relação com os Chaneques é de respeito e, especialmente, cautela ao adentrar por locais habitados por eles, já que o nome "Chaneque" deriva do idioma Nahuatl e significa "Os que habitam lugares perigosos".


Os Chaneques são seres associados ao elemento terra e podem habitar no subsolo ou em locais isolados, áreas verdes e montanhas. Possuem o aspecto de um pequeno homem, entroncado, de colocação às vezes clara e às vezes marrom.

Esses seres da natureza tem o papel de zelar pelos locais onde habitam, protegendo árvores, tesouros ou portais mágicos. Acredita-se que, quando seus domínios são ameaçados, eles têm o poder de fazer as pessoas perderem a razão, o que só pode ser corrigido através de um ritual mágico, para evitar que a pessoa perca totalmente sua alma e morra.

Geralmente são tímidos, mas alguns também se divertem aparecendo e causando pequenos sustos em quem consegue vê-los. Se avistar um desses seres em algum local, não é recomendável seguir, pois podem deixá-lo perdido, vagando entre os mundos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário